Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-11-04 às 18h13

5 milhões de euros para empresas e projetos turísticos afetados pelos incêndios de agosto

1. Os territórios afetados pelos incêndios florestais de agosto de 2023 têm, agora, ao dispor 5 milhões de euros destinados às empresas do turismo e à valorização e promoção turística. 

2. As duas linhas de apoio financeiro estarão disponíveis para as empresas do turismo e instituições dos concelhos de Odemira, Aljezur, Monchique, Proença-a-Nova e Castelo Branco. 

3. Os procedimentos de apresentação de candidaturas a estas linhas de apoio ocorrem em contínuo, mediante formalização junto do Turismo de Portugal.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviço, Nuno Fazenda, lançou hoje, no concelho de Odemira, duas linhas de apoio financeiro, destinadas aos concelhos de Odemira, Aljezur, Monchique, Proença-a-Nova e Castelo Branco, que pretendem dar resposta às empresas do turismo e à promoção e valorização turística dos territórios, consequência dos incêndios florestais de agosto em 2023.

  •  3 milhões para apoio à tesouraria e ao investimento 
De forma a apoiar as empresas do turismo na recuperação e reabilitação dos ativos atingidos pelos incêndios, a Linha Regenerar Empresas do Turismo – Incêndios 2023 disponibiliza 3 milhões de euros. 

Esta linha está disponível para todas as empresas de turismo localizadas nos territórios impactados, com o limite máximo de 400 mil euros por projeto e uma taxa de comparticipação de 90% podendo ter apenas a natureza de fundo perdido até aos 200 mil euros ou apresentar uma dimensão compósita entre fundo perdido e incentivo reembolsável, à taxa zero, em montantes superiores aos 200 mil euros. 

  • 2 milhões para o apoio à regeneração, valorização turística e promoção dos territórios 
A Linha Regenerar Territórios – Incêndios 2023, disponibiliza, por sua vez, 2 milhões de euros, para apoiar projetos de estruturação de produtos turísticos e de promoção turística.

Esta linha dirige-se a entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos com o limite máximo absoluto de 400 mil euros por projeto, a fundo perdido, com uma taxa de comparticipação de 90%. 

Os procedimentos de apresentação de candidaturas a estas linhas de apoio ocorrem mediante formalização junto do Turismo de Portugal. 

Foi, também, assinado um protocolo entre as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e do Algarve para uma campanha conjunta de promoção turística dedicada ao mercado interno e externo do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. 

Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda "depois de termos estado no terreno, no rescaldo do incêndio de agosto de 2023, a ouvir as empresas e as instituições, concretizamos agora duas linhas de apoio que respondem às necessidades dos empresários e do território. Estamos, assim, em proximidade, a concretizar e a apoiar a promoção turística de uma das mais belas regiões do nosso país."
Tags: turismo
Áreas:
Economia e Mar