Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-11-16 às 18h23

2º Aviso dos "Vouchers" e "Vales" para start-ups abre com 75M€

1. Aviso dos "Vouchers para Startups" tem uma dotação global de 65 milhões de euros e visa apoiar projetos que contribuam para a transição climática através da utilização de inteligência artificial, dados abertos e economia circular, entre outros.

2. No âmbito do 1º Aviso foram já aprovadas 745 candidaturas, com um incentivo de 22 milhões de euros.

3. Aviso dos "Vales para Incubadoras" tem uma dotação de 10 milhões de euros e visa apoiar projetos já existentes ou a criar tendo em vista o desenvolvimento de serviços de incubação e/ou aceleração nas áreas do empreendedorismo e inovação.

O IAPMEI acaba de abrir o 2º Aviso das medidas "Vouchers para Startups – Novos produtos verdes e digitais" e "Vales para Incubadoras e Aceleradoras com uma dotação global de 75 milhões de euros.

O aviso dos "Vouchers para Startups" tem uma dotação de 65 milhões de euros e visa apoiar projetos de startups que possam dar um contributo para a transição climática, através do desenvolvimento de modelos de negócio, produtos ou serviços digitais que se caracterizem pela utilização de inteligência artificial, dados abertos, economia circular, entre outros, e que permitam o aumento da eficiência energética, a geração de fontes alternativas ou redução da poluição.

Os projetos deverão incidir em setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços, potenciando o sucesso no mercado, em atividades inovadoras e de valor acrescentado.

No âmbito do 1º aviso da medida "Vouchers para Startups", integrada na componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com uma dotação de 45 milhões de euros, foram já aprovadas 745 candidaturas, com um incentivo global de 22 milhões de euros.

Já o aviso dos "Vales para Incubadoras e Aceleradoras" tem uma dotação de 10 milhões de euros e visa apoiar os projetos já existentes ou a criar tendo em vista o desenvolvimento de serviços de incubação e/ou aceleração nas áreas do empreendedorismo e inovação, imprescindíveis ao arranque e aceleração de start-ups.

Os apoios deverão incidir sobre o desenvolvimento de programas de ignição e de aceleração, em parceria com instituições de ensino superior, incubadoras, empresas e grupos de investidores nacionais e internacionais; na capacitação dos beneficiários, nomeadamente na sua dimensão tecnológica e alargamento da rede de contactos com mentores, empresas, investidores, instituições de ensino superior e centros de investigação ou inovação tecnológica; e na contratação de novos recursos humanos qualificados de forma permanente.

A dotação global inicial destas medidas integradas na componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Empresas 4.0 é de 90 milhões de euros para os "Vouchers para Startups" e de 20 milhões de euros para os "Vales para Incubadoras e Aceleradoras".

Os dois novos avisos podem ser consultados aqui:
Áreas:
Economia e Mar