Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-04-19 às 16h32

Primeiros 100 dirigentes e gestores de projeto concluem formação do LAB Justiça

O primeiro programa intensivo de Inovação e Cultura criado de raiz para a Justiça formou uma centena de dirigentes e gestores de projeto, de 18 organismos e entidades.

Coordenado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e desenvolvido pelo ISEG e pela Nova SBE, o LAB Justiça visa reforçar as competências dos recursos humanos da Justiça, nas áreas da gestão estratégica, transição digital e liderança em contexto de mudança.

A primeira edição terminou esta quarta-feira, com a apresentação dos melhores trabalhos, numa sessão que contou com a presença da Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, do Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, e dos Deans das duas Escolas.

Ainda este ano, o programa será alargado a outros trabalhadores da esfera da justiça, com diferentes perfis e necessidades, e noutras regiões do país, em articulação com os programas transversais de competências para a inovação pública.

O LAB Justiça – Programa de Inovação e Cultura foi lançado em outubro de 2022, tendo como principal objetivo capacitar os serviços para uma execução mais eficiente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujo financiamento global – 267 milhões de euros – se configura como uma oportunidade histórica de transformação para o setor da Justiça.

No balanço final dos seis meses de formação intensiva, os participantes salientaram a importância dos conhecimentos adquiridos e, sobretudo, da partilha de boas práticas, identificação de problemas comuns e alinhamento de estratégias entre as diferentes áreas da Justiça.

Participaram na primeira edição, dirigentes e gestores de projeto das várias entidades e organismos da esfera da justiça – IGFEJ, IRN, DGPJ, PJ, CEJ, DGRSP, IGSJ, DGAJ, SGMJ, INMLCF, INPI, eBUPi, CAAJ e CPVC – assim como do Conselho Superior da Magistratura, Conselho Superior dos TAF, Procuradoria-Geral da República e Conselho de Julgados de Paz.

Esta iniciativa integra uma intervenção mais ampla em matéria de capacitação e valorização dos quadros da Justiça, que passa também pela abertura de um novo polo do Centro de Estudos Judiciários em Vila do Conde, e pelo reforço dos recursos humanos, com a aprovação de Planos de Recrutamento Plurianual para a Polícia Judiciária (PJ) e para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), e a abertura de concursos para a integração oficiais de justiça, médicos especialistas em medicina legal e guardas prisionais.

Áreas:
Justiça