Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Habitação

Marina Gonçalves

Ministra da Habitação

Período de governação: 2023-01-04 até 2024-04-02
Marina Gonçalves Marina Gonçalves

Biografia

Marina Gonçalves nasceu em Caminha, em 1988.

Licenciada em Direito, em 2010, pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto; Mestre em Direito Administrativo pela mesma Faculdade, em 2013. 

Exerceu a atividade de advocacia, primeiro como advogada-estagiária e depois como advogada, até novembro de 2015, momento em que iniciou funções como assessora do gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. No período que antecedeu o início de funções na Secretaria de Estado, exerceu também funções como assessora do Grupo Parlamentar do Partido Socialista. 

Entre março de 2018 e outubro de 2019, desempenhou funções de Chefe do Gabinete, primeiro no Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e depois no Gabinete do Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Desde 26 de outubro de 2019, desempenhou funções como deputada pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, integrando, como efetiva, a Comissão de Trabalho e Segurança Social e a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à Atuação do Estado na Atribuição de Apoios na sequência dos incêndios de 2017 na zona do Pinhal Interior, e, como suplente, a Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação e a Comissão de Orçamento e Finanças. 

Foi também vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, onde acompanhou as áreas da habitação, do trabalho e da segurança social.

Foi Secretária de Estado da Habitação do XXII Governo Constitucional.