Saltar para conteúdo

Ambiente e Ação Climática

Ana Fontoura Gouveia

Secretária de Estado da Energia e Clima

Período de governação: 2023-01-04 até à data atual

Biografia

Ana Fontoura Gouveia nasceu na Figueira da Foz, em 1982.

Doutorada em Economia pela Nova School of Business and Economics, onde concluiu os seus estudos em 2015.

Economista do Banco de Portugal, entre 2004 e 2008, nas áreas das Contas Nacionais Financeiras e das Contas Externas.

Exerceu funções no Banco Central Europeu até 2014, primeiro na área das Estatísticas Monetárias e Financeiras e, depois, na Divisão de Instituições e Fora Europeus.

Em 2015, trabalhou no Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia, onde liderou a equipa de Análise de Conjuntura Económica.

Exerceu funções no GPEARI do Ministério das Finanças, até 2018, tendo sido responsável pelo Departamento de Análise Económica, Investigação e Previsão.

Em 2018, regressou ao Banco de Portugal, onde trabalhou como Economista na Divisão de Análise Estrutural e Finanças Públicas.

Assessora Económica no Gabinete do Primeiro-Ministro desde o final de 2019 até janeiro de 2023.

Professora Convidada na Nova School of Business and Economics, onde leciona deste 2016.

No ano letivo 2012/2013 obteve uma licença de estudo do BCE, tendo passado pela Nova School of Business and Economics, pela Universidade de Liège e pela Toulouse School of Economics, no âmbito do seu doutoramento.

É autora de diversas publicações na área das políticas públicas, temática em que se especializou. Ao longo dos anos, tem vindo a participar, enquanto representante de Portugal, em diversos Grupos de Trabalho internacionais, designadamente da OCDE, da Comissão Europeia e do Sistema Europeu de Bancos Centrais.