Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-27 às 20h53

Viseu terá comando regional de proteção civil

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na assinatura assinatura para extensão do contrato local de segurança, Viseu, 27 janeiro 2020
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que Viseu terá um dos cinco centros regionais da proteção civil do País que deverão entrar em funcionamento no segundo trimestre do ano.

O Ministro da Administração Interna falava aos jornalistas em Viseu, no fim da cerimónia de assinatura com a Câmara Municipal para extensão do contrato local de segurança que, além de reforçar o do centro histórico da cidade, também se alarga a bairros periurbanos do concelho.

«Viseu, pelas características de localização, pelas ligações que tem no âmbito da região centro, pela proximidade a áreas em que se manifestam riscos significativos pela estrutura que já hoje temos de localização de um polo significativo de resposta aérea é o local adequado para a localização desse comando regional da região centro», explicou Eduardo Cabrita.

«Estaremos, em breve, em condições de divulgar a localização dos comandos do Alentejo e do Norte. O nosso objetivo é que estas estruturas estejam a funcionar, com a designação dos primeiros responsáveis, até ao final do primeiro trimestre deste ano», disse.

Eduardo Cabrita explicou ainda que, após a designação dos comandantes regionais de operações de socorro, serão criadas «estruturas coordenadas que envolvam, neste caso, todas as áreas da região centro, numa resposta conjunta e adequada que permita a deslocação de meios dentro da região em função das prioridades».

Viseu é o terceiro comando regional a ser anunciado, depois de o Governo ter dado a conhecer o de Almeirim para o comando de Lisboa e Vale do Tejo e, em Loulé, para a coordenação do Algarve.

Segurança nos estádios

Na mesma declaração à comunicação social, o Ministro disse que, nas próximas semanas, vão avançar auditorias de segurança a todos os estádios da I Liga de futebol «de modo a que se verifique aquilo que é a prevenção de riscos de segurança, que inclui dimensões tão variadas como o acesso aos estádios, nas suas várias componentes».

Eduardo Cabrita acrescentou ainda que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional aceitou cumprir, com base nas auditorias, as recomendações das Forças de Segurança, da Autoridade Nacional Contra a Violência no Deporto e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Estas recomendações de adaptação «terão de ser introduzidas até ao início da próxima época desportiva e, portanto, só os estádios que tiverem condições para tal é que terão jogos na próxima época», disse.

O Ministro afirmou ainda que o Governo irá «promover mecanismos de resposta adequada, relativamente a categorias de adeptos que determinam riscos adicionais de segurança» no decorrer dos jogos de futebol.