Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-01-27 às 19h45

Intervenção do Ministro da Administração Internana cerimónia de assinatura do Contrato Local de Segurança com o Município de Viseu

«A segurança é um ativo essencial para os portugueses. Disse, aliás, recentemente, que sem segurança não há contas certas. A segurança é um elemento decisivo para a qualidade de vida dos portugueses, para a atração do investimento, para a captação de turistas, estudantes ou de investigadores.

Todos sabemos da existência de locais certamente aprazíveis, com boa gastronomia, mas em que a imagem de insegurança rouba o seu potencial turístico. Manda a diplomacia que não refira aqui qualquer exemplo, mas temos todos consciência de países. a quem não faltam recursos naturais significativos ou um grande potencial económico, em que o facto de estarem associados a uma imagem de insegurança afeta a possibilidade de captar investimento e é um verdadeiro travão ao desenvolvimento.

Temos da segurança uma visão que transcende a sua dimensão estritamente técnico-policial. Ela exige essa dimensão, forças de segurança motivadas, qualificadas, bem  reparadas. E dignificámos o exercício das suas funções, que são verdadeiramente o âmago desta resposta dada um pouco por todo o país e também nesta região de Viseu. Mas a resposta que damos aos desafios da segurança envolvem sempre uma dimensão ampla, uma dimensão de parceria com as autarquias locais. Sendo esta uma competência estritamente nacional, não afastamos a importância da parceria com as autarquias locais, essencial para o desenvolvimento de opções corretas, não só no plano territorial de cada espaço, mas também para que os municípios sejam envolvidos nas boas opções de política de segurança a nível local.»

Leia a intervenção na íntegra em anexo.