Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-30 às 16h45

União Europeia tem de aumentar crescimento do transporte ferroviário de passageiros

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, durante videoconferência informal dos Ministros dos Transportes da União Europeia, Lisboa, 30 março 2021
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, reiterou o objetivo de aumentar o crescimento do transporte ferroviário de passageiros na União Europeia.

No final da videoconferência informal dos Ministros dos Transportes da União Europeia, Pedro Nuno Santos salientou a necessidade de avaliar «o caminho que a União Europeia fez até aqui, da liberalização e dos pacotes ferroviários em função de resultados e não do grau de abertura e de liberalização».

«Temos de perceber hoje se a política seguida nas últimas três décadas produziu os resultados esperados. Sabemos que houve uma estagnação no crescimento do transporte de mercadorias e um crescimento residual nos passageiros», acrescentou.

O Ministro abordou ainda as ligações com Espanha, garantindo que «há muito trabalho a fazer», e referiu que existe o interesse de recuperar o comboio noturno que liga Lisboa a Madrid, embora seja necessário negociar com a Renfe e encontrar financiamento conjunto.

Na véspera, no lançamento do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021, o Ministro destacara a necessidade de um «investimento público massivo» em linhas, material circulante e serviços ferroviários, pois só assim será possível «transferir uma parte significativa do transporte rodoviário e aéreo para a ferrovia».