Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-29 às 18h31

Ministro das Infraestruturas afirma necessidade de «investimento público massivo» na ferrovia

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no lançamento do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021, Lisboa, 29 março 2021
O progresso da ferrovia não será possível enquanto os níveis de investimento na Europa permanecerem deprimidos, como têm estado desde a crise económica de há uma década»

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sublinhou a necessidade de «um investimento público massivo» em linhas, material circulante e serviços ferroviários, pois só assim será possível «transferir uma parte significativa do transporte rodoviário e aéreo para a ferrovia».

O Ministro interveio no lançamento do Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021, a partir da sede da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Pedro Nuno Santos afirmou que «só o setor público pode comprometer as grandes somas necessárias para que a sociedade recolha os benefícios ainda maiores», fazendo notar que «tal progresso não será possível enquanto os níveis de investimento na Europa permanecerem deprimidos, como têm estado desde a crise económica de há uma década». 

O Ministro salientou ainda que o mercado é insuficiente para responder às necessidades da sociedade. Todavia, não pretende um regresso «ao modelo anterior de redes ferroviárias nacionais fechadas com poucas ligações entre si». 

Porém, o que não pode acontecer é «avançar cegamente com base na crença de que a concorrência no mercado fornecerá tudo o que os cidadãos precisam», pelo que «os Governos não devem ser limitados nos instrumentos de política de que dispõem para executar tal política». 

Lembrando que todos os países da Europa têm intensificado investimentos nas redes ferroviárias em resposta à crise pandémica, Pedro Nuno Santos disse que o Ano Europeu do Transporte Ferroviário é uma oportunidade para olhar «de forma séria para o setor» e para «abrir um debate que nos possa dar, a todos, mais opções sobre o caminho a seguir, para que possamos todos juntos, políticos, fabricantes, indústria, passageiros, trabalhadores e, no final, cidadãos, escolher as melhores opções». 

O Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021 pretende debater os benefícios da ferrovia para as pessoas, a economia e o clima, e os desafios que subsistem à criação de um verdadeiro espaço ferroviário europeu único, sem fronteiras, promovendo o uso dos comboios como modo de transporte seguro e sustentável. 

A sessão de lançamento contou também com a participação da Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean, e da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.