Saltar para conteúdo

Notícias

2020-12-26 às 11h26

Primeiro lote de vacina contra a Covid-19 chegou a Portugal

Ministra da Saúde, Marta Temido, segura um frasco do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, 26 dezembro 2020 (foto: José Coelho/Lusa)
«É um marco histórico para todos nós, é um dia importante depois de um ano tão difícil», afirmou a Ministra da Saúde, Marta Temido, numa declaração à chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19.

«Hoje foi entregue a primeira quantidade, nos próximos dias vamos ter um reforço, ao longo de janeiro haverá mais um conjunto de entregas», disse, acrescentando que «as vacinas foram recebidas garantindo todos os procedimentos técnicos que qualquer medicamente tem».

Agora «irão ser distribuídas aos hospitais onde amanhã se iniciará a vacinação» e «cabe ao sistema de saúde fazer o seu trabalho e garantir a sua administração».

«Ainda não saímos do túnel»

O Primeiro-Ministro António Costa escreveu que «chegou hoje o primeiro lote da vacina anti-Covid-19. Um extraordinário esforço da Ciência, uma coordenação exemplar da União Europeia», na sua conta na rede Twitter.

O Primeiro-Ministro acrescentou que agora «temos pela frente vários meses de trabalho bem planeado. Agora temos a certeza de que há luz ao fundo do túnel».

Todavia, «ainda não saímos do túnel. Por isso, ainda é cedo para baixar a guarda e relaxar nas medidas de proteção», que devem ser mantidas «com determinação reforçada por este momento de esperança».

Janela de esperança

A Ministra da Saúde, lembrou como «foi tão difícil lidar com tanta incerteza, com tantas circunstâncias novas e em que foram pedidos tantos sacrifícios» ao longo de 2020.

«Abre-se agora uma janela de esperança com uma vacina que se espera que, no próximo ano, nos ajude a combater a doença, sem que esqueçamos que, neste momento, ainda há um combate muito difícil para fazer», sublinhou.

O primeiro lote tinha 9750 doses de vacina e será reforçado com a antecipação da entrega de mais 70 200 doses, que têm chegada prevista para dia 28 de dezembro.

O Governo lançou uma nova página exclusivamente dedicada ao processo de vacinação contra a Covid-19, como já tinha sido anunciado previamente pelo coordenador da task-force responsável pela elaboração do Plano de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos.