Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-12-23 às 19h25

Portugal recebe mais 70200 doses de vacina ainda em dezembro

Ministra da Saúde, Marta Temido, na apresentação do plano de vacinação para a Covid-19, Lisboa, 3 dezembro 2020 (foto: André Kosters/Lusa)
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que Portugal vai receber mais 70200 doses da vacina para a Covid-19 da Pfizer ainda em dezembro de 2020, durante uma declaração aos jornalistas no Palácio Nacional da Ajuda.

Marta Temido sublinho que «esta alteração do calendário de entrega não significa que o número total de vacinas no primeiro trimestre se vai alterar» mas permite a expansão da vacina a mais profissionais de saúde logo num primeira fase.

As primeiras 9750 doses da vacina da Pfizer vão chegar a Portugal no dia 26 de dezembro, para começaram a ser administradas a partir do dia 27, enquanto as 70200 doses antecipadas têm chegada prevista para 28 de dezembro.

«Esta é uma circunstância muito importante porque permite já 9750 vacinas também às regiões autónomas da Madeira e dos Açores e continuar a expandir a vacinação dos profissionais identificados como prestadores diretos de cuidados a pessoas suspeitas ou doentes com Covid-19, de acordo com o que é a proporção que temos procurado manter num contexto de gestão de quantidade que não é ilimitada de vacinas», acrescentou.

A chegada antecipada de doses da vacina da Pfizer vai permitir vacinar nesta primeira fase 60% dos profissionais que já foram identificados pelos hospitais como prioritários.
Tags: coronavírus
Áreas:
Saúde