Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-21 às 15h15

«Portugal é um produtor automóvel de referência em vários segmentos»

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves, na visita à à fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, Tramagal, Abrantes, 21 fevereiro 2020
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que «Portugal é um produtor automóvel de referência em vários segmentos».
 
Durante a visita à fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), em Tramagal, Abrantes, naquele que é o segundo dia de visitas dedicadas ao setor automóvel, o Ministro sublinhou que foi precisamente nesta fábrica que se deu o «início da produção em Portugal de um veículo elétrico».
 
Pedro Siza Vieira referiu que os veículos já estão a ser colocados no mercado e assegurou que «vão ter uma grande penetração», sobretudo o modelo produzido a pensar na mobilidade urbana e logística.
 
«Da panóplia de produtos produzidos em Portugal isto complementa bem a nossa oferta e mostra que Portugal é um produtor automóvel de referência em vários segmentos», reiterou.
 
Portugal «passou a pertencer ao clube dos grandes produtores automóveis e que produzem mais de 300 mil veículos» por ano e o Ministro sublinhou que «todas as unidades em Portugal produziram mais do que em anos anteriores».
 
No caso específico da unidade de Tramagal, Siza Vieira realçou que é uma fábrica com «uma história longa, com uma capacidade ao longo do tempo de se adaptar, não apenas a mudanças no mercado mas também a mudanças de acionistas, e de continuar a ter um papel relevante na indústria no País e na região».
 
A fábrica da MFTE emprega cerca de 400 trabalhadores diretos, em 2019 fabricou 11036 veículos, sendo mais de 90% para exportação para o mercado europeu e também para os Estados Unidos, Israel, Turquia e Marrocos. A empresa faturou cerca de 222 milhões de euros em 2019, sendo o maior exportador do distrito de Santarém.
 
Depois desta visita e da realizada à Volkswagen Europa, na véspera, o Ministro estará ainda, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, na PSA Peugeot Citroen, em Mangualde, e a CaetanoBus, em Vila Nova de Gaia.