Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-20 às 20h22

Portugal entrou no clube dos países que exportam mais de 300 mil automóveis por ano

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, visita a fábrica da Volkswagen Autoeuropa, Palmela, 20 fevereiro 2020
«As exportações do setor automóvel tiveram um crescimento muito significativo em 2019, que atingiu os 13 mil milhões de euros», disse o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante uma visita à fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela.

O Ministro acrescentou que «num momento em que o mercado automóvel mundial está com algumas incertezas, é bom ver que os nossos produtores estão a ter capacidade de ganhar quota de mercado»

Siza Vieira sublinhou que Portugal entrou «finalmente no clube dos grandes produtores de automóveis, no clube Mais de 300 000» – clube dos países que produzem mais de 300 000 automóveis por ano. 

Todo o setor cresceu

Em 2019 – «um ano muito bom» - «todos os produtores de automóveis portugueses cresceram em vendas e, sobretudo, em toda a fileira, não apenas na produção de automóveis, mas também a produção de componentes acabou por ter um ano recorde. As exportações crescerem muito significativamente», acrescentou.

Para este aumento das exportações, «a Autoeuropa deu um contributo muito significativo. Mais de 74% destes automóveis vendidos para o exterior foram produzidos aqui em Palmela».

Pedro Siza Vieira apontou também o facto de a Autoeuropa estar a utilizar cada vez mais a via férrea para transportar as viaturas para o porto de Setúbal, ponto de partida, por via marítima, de grande parte das exportações da fábrica.

O Ministro dedica dois dias ao setor automóvel para assinalar os números recorde de exportações registados em 2019, o valor máximo da última década. Acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, Siza Vieira visita, além da Volkswagen Autoeuropa, no dia 21, a Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal, em Abrantes, a PSA Peugeot Citroen, em Mangualde, e a CaetanoBus, em Vila Nova de Gaia.