Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-14 às 16h46

Novo posto da GNR em Almancil contribui para a imagem de segurança do Algarve

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na inauguração do novo Posto Territorial da GNR de Almancil, 14 fevereiro 2020 (Foto: Luís Forra/Lusa)
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a inauguração das novas instalações do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Almancil contribui para diferenciar o Algarve e Portugal com uma «imagem de segurança».

«A segurança é um fator fundamental de coesão social, de coesão territorial, de garantia da qualidade de vida dos algarvios, de quem visita o Algarve e de todos os portugueses […] Por isso é tão relevante este investimento que faz a diferença na escolha pelo nosso País», disse, durante a cerimónia de inauguração do novo posto em Almancil.

O Ministro afirmou que este trabalho «vai ter continuidade», sublinhando os investimentos que «permitirão ter resultados em Aljezur, Monte Gordo, Olhos de Água ou Monchique, para além do Comando Territorial, que tem uma dimensão de investimento significativamente superior».

«Voltar a ter uma Lei de Programação de Investimentos permitiu-nos programar 450 milhões de euros de investimento em quatro anos. O Orçamento do Estado recentemente aprovado reforçou esta aposta na estabilidade, com a referência, pela primeira vez, à existência de uma programação, agora para as admissões de efetivos», acrescentou.

Eduardo Cabrita disse ainda que «o planeamento na gestão de efetivos permitiu dar prioridade ao Algarve na colocação dos 400 militares que iniciaram funções há duas semanas, depois de quase um ano de formação na Escola da Guarda em Portalegre», acrescentando que «69 desses 400 novos militares foram colocados no Algarve, com um ganho líquido de 55 efetivos, considerando alguns pedidos de transferência para outros comandos que estavam pendentes».

O novo posto da GNR de Almancil representou um investimento de 1,1 milhões de euros, vai oferecer melhores condições de trabalho e também de atendimento a uma população de mais de 10 mil habitantes, dispondo de um ginásio, balneários e uma sala de atendimento à vítima.

É composto por um efetivo de 26 militares, que atuam numa área total de 62,30 quilómetros quadrados.