A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que a Comissão Europeia «informou que vai ser feito um novo pacote de aquisição conjunta de equipamentos de proteção individual e equipamentos médicos (ventiladores, testes de diagnóstico…), pedindo aos Estados-membros que manifestassem interesse em aderir, algo que Portugal fez».
«Houve ainda um apelo particular à manutenção de medidas coordenadas, de comunicação transparente e de continuidade da solidariedade e valores essenciais do espaço europeu. No setor da saúde, trata-se sobretudo de continuar a tratar as pessoas que precisam de tratamento, independentemente da sua nacionalidade de origem», disse Marta Temido na
conferência de imprensa conjunta com o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, após uma reunião de ministros da União Europeia por videoconferência.
A reunião pretendeu ainda uniformizar os procedimentos ao nível da saúde, muitos dos quais já vinham a ser implementados em Portugal nos últimos dias, como a disseminação de informação nos aeroportos (folhetos informativos, cartões de localização de pacientes, aplicação de inquéritos epidemiológicos e observação visual dos passageiros).
Marta Temido acrescentou também o acompanhamento do trabalho do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da GNR «ao nível das fronteiras terrestres, garantindo que profissionais de saúde ou, como a Comissão Europeia recomenda, profissionais não de saúde mas preparados para este efeito, possam acompanhar as demais autoridades e dar informação quando solicitada».