Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-06 às 21h41

Ministro da Administração Interna aplaude visão pioneira de Almeirim na área da Proteção Civil

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, visita ao Centro Distrital de Operações de Socorro do distrito de Santarém, Almeirim, 6 dezembro 2019
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, realçou o trabalho pioneiro da Câmara Municipal de Almeirim na área da proteção e socorro, privilegiando uma lógica de cooperação entre diferentes atores e de resposta a riscos múltiplos.

Eduardo Cabrita intervinha durante a visita ao Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, no chamado Campus da Proteção Civil em Almeirim, que envolveu um investimento europeu e municipal da ordem dos 850 mil euros.

«Almeirim esteve à frente do tempo e antecipou-se naquilo que é hoje uma prioridade nacional», pois conseguiu «perceber que esta dimensão de concertação entre o nível local, o nível regional, o nível nacional e o nível europeu responde» aos desafios da Proteção Civil – «e que o problema não é exclusivamente de incêndios rurais, pois também podem ser cheias ou sismos», afirmou o Ministro.

«São para estes riscos múltiplos» que os sistemas nacionais de proteção civil e de planeamento civil de emergência estão a ser montados, exigindo «uma estrutura institucional» com cinco comandos regionais a definir «em diálogo com a Liga dos Bombeiros Portugueses», referiu Eduardo Cabrita.

O Ministro disse também que Almeirim - situada «sensivelmente a meio caminho» entre Setúbal e Abrantes – «tem um potencial significativo para ser a base do comando regional de Lisboa e Vale do Tejo», tendo desafiado o município e o distrito de Santarém para «prosseguir este trabalho de parceria», no quadro do «modelo de desconcentração territorial das estruturas de Proteção Civil».

Eduardo Cabrita disse ainda que os novos passos visam «colocar em Almeirim, numa próxima fase, o comando nacional da nova Força Especial de Proteção Civil». Estando «resolvidas as questões de carreira, a prioridade em 2020 será o reforço» desta estrutura operacional – «o que exige uma dimensão de comando que não faz sentido ter em Carnaxide», sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).