Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-12-06 às 22h02

Intervenção do Ministro da Administração Interna na visita ao Comando Distrital de Operações de Socorro

«O que fazemos aqui hoje é muito mais do que assinalar a entrada em funcionamento há alguns meses, no início do verão, de mais este polo daquilo que designamos por Campus da Proteção Civil de Almeirim. Entendi não fazer uma visita deste tipo em momento anterior por duas razões: não utilizar cerimónias de inaugurações no período de maior empenhamento operacional de todo o sistema de Proteção Civil e, razão redobrada e relevante, estarmos este ano num verão pré-eleitoral. 

O que era relevante era pôr esta estrutura ao serviço da região, pôr esta estrutura ao serviço dos portugueses e, depois disso, cá estaríamos a verificar como ela está já há algum tempo em pleno funcionamento. E permitir-nos afirmar aqui hoje, quando estamos a chegar ao final de mais um ano de empenho de toda a sociedade portuguesa, aquilo que é essencial: uma cultura de cooperação que tem marcado a diferença na forma de construção do Sistema Nacional de Proteção Civil.

Estamos, como previsto, no final de dois anos em que, depois da dimensão trágica dos acontecimentos de 2017, a Proteção Civil passou a ser, não uma preocupação de época de incêndios de todos os que atuam neste setor mas uma preocupação, uma prioridade de ação de política pública ao longo de todo o ano: com a prioridade à prevenção, à limpeza da floresta, à alteração de comportamentos de risco, à sensibilização das populações, à alteração daquilo que é o ordenamento florestal. Já aqui estivemos, com o Comando da GNR, em ações de sensibilização dos proprietários para a importância de defender as populações, sobretudo em áreas em que existam casas isoladas ou pequenas povoações em área florestal. Ou, como estivemos no Sardoal, a verificar o trabalho que estava a ser feito, quer de responsabilidade local quer de responsabilidade nacional, criando faixas de proteção primárias e secundárias. Estes exemplos, que deliberadamente dou de dois municípios desta região, projetam-se um pouco por todo o país na prioridade dada a este tema».

Leia a intervenção na íntegra