Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-11-16 às 19h26

Ministra da Cultura atribui Medalha de Mérito Cultural a Eduardo Batarda

Ministra da Cultura, Graça Fonseca, durante a atribuição da medalha de mérito cultural a Eduardo Batarda, representado pela filha Beatriz Batarda, Lisboa, 16 novembro 2020

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, atribuiu a Medalha de Mérito Cultural a Eduardo Batarda. A cerimónia decorreu no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, em Lisboa, na presença da filha, Beatriz Batarda, que recebeu a distinção em nome do artista.
 
«Manda a lei que este reconhecimento consista num ato público e solene e, até há pouco tempo, nisso mesmo se traduziram as cerimónias em que tive a honra de entregar esta medalha. Hoje, pela primeira vez, faço-o sem a presença do homenageado, porque os tempos que vivemos mudaram as circunstâncias, mas não alteraram a nossa vontade e a nossa memória», salientou Graça Fonseca.
 
Eduardo Batarda é um artista incontornável no panorama das artes plásticas portuguesas da segunda metade do século XX e início do século XXI. A par da sua carreira artística, foi incansável professor, tendo transmitido o seu conhecimento e influenciado várias gerações de alunos. 
 
«Entrego esta medalha com a simplicidade que lhe vejo, a de um agradecimento, dito com aquela forma tão portuguesa e significada de agradecer: obrigada, porque me sinto – isto é, nos sentimos – seus devedores», acrescentou a Ministra da Cultura.
 
Em maio de 2016, Eduardo Batarda cumpriu 50 anos desde a primeira exposição que realizou. Está representado na Coleção de Arte Contemporânea do Estado, na coleção do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, na coleção Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como em diversas coleções privadas na Europa, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Tags: arte, cultura
Áreas:
Cultura