Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-16 às 18h19

Investimento é essencial para criar emprego

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no lançamento da empreitada que vai ligar a A3 à zona empresarial de Paredes de Coura, 16 junho 2020
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, esteve em Paredes de Coura para o lançamento da empreitada da ligação da A3 ao Parque Empresarial de Formariz, uma obra que representa um investimento perto de nove milhões de euros.

«Este investimento pretende aproveitar a rede viária que fomos fazendo no País, ligando-a a zonas empresariais que não estavam muito longe», explicou Pedro Nuno Santos, num dia que o Ministro considerou ser «importante para Paredes de Coura, para o Alto Minho, mas também para o País».

«Paredes de Coura ganhou o direito à estrada. Não é um favor que é feito a Paredes de Coura. Durante anos sofremos do mal de concentrar tudo na faixa litoral de Braga a Setúbal», afirmou o governante, que diz ser agora necessário «inverter o ciclo demográfico» a que o País foi assistindo e cuja nova ligação rodoviária é «apenas um contributo» a juntar ao trabalho que tem vindo a ser feito pelos trabalhadores, empresários e autarcas desta região.

«Alimentámos durante décadas este ciclo de esvaziamento de parte do nosso território. Ou conseguimos que estes territórios tenham direito a infraestruturas ou estaremos a contribuir para esse esvaziamento», considerou o Ministro.

Pedro Nuno Santos, que durante a manhã tinha anunciado um investimento de cerca de 29 milhões de euros para a obra de dragagem do canal dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, lembrou que existe apenas uma forma de atrair e fixar população para os chamados territórios de baixa densidade: «Emprego. E para ter emprego é preciso investimento».

A ligação da A3 ao Parque Empresarial de Formariz tem uma extensão de 8,8 km e faz parte do PVAE - Programa de Valorização das Áreas Empresariais.

O Parque Empresarial de Formariz, no município de Paredes de Coura, acolhe 35 empresas com um volume de negócios de cerca de 200 milhões de euros, três quartos dos quais em exportações, e emprega cerca de 1400 trabalhadores.

Esta obra vai permitir melhorar os acessos ao parque empresarial e descongestionar a N303, onde passam uma média de 3000 veículos por dia, 10% dos quais são veículos pesados.

A conclusão da obra está prevista para o final de 2021.