Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-16 às 17h24

Ministro das Infraestruturas e da Habitação salienta capacidade de produção industrial nacional

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, 16 junho 2020
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, esteve presente no lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, um investimento de quase 29 milhões de euros.

O projeto visa melhorar as condições de acesso ao Cais do Bugio e aos Estaleiros Navais, e vai estimular o desenvolvimento industrial, permitir a entrada de navios de maior dimensão no porto e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa, aumentando a competitividade da infraestrutura portuária.

Pedro Nuno Santos lembrou que na base do lançamento de novos investimentos está sempre a vontade de melhorar a vida dos cidadãos. «Deixamos fora do discurso o que está na origem, o que nos move e a razão de estarmos aqui: melhorar a vida do povo português. O centro das nossas preocupações é que o povo ganhe mais e isso só conseguiremos se formos capazes de produzir», afirmou, apelando à produção nacional também no setor naval.

«Se queremos que o turismo se desenvolva precisamos que aquilo que usamos no País seja produzido em Portugal. […] Queremos que os navios usados na exploração turística sejam produzidos em Portugal», acrescentou.

Num investimento de cerca de 28,4 milhões de euros, em que parte é suportado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (17, 4 M€) e o restante pelo grupo West Sea (11 M€), Pedro Nuno Santos aludiu à necessidade de cooperação entre os setores público e privado para alavancar mais investimento e deu como exemplo o rio Douro, que pode contar com navios e comboios ‘made in’ em Portugal.

 «Várias empresas, entre elas a Martifer, estão disponíveis para conseguirmos fazer um comboio praticamente todo feito em Portugal», exemplificou.

A obra hoje consignada, integrada na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente - Horizonte 2026, deverá criar 400 novos postos de trabalho e gerar um valor acrescentado à atividade do porto na ordem dos 90 milhões de euros.