Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-11-12 às 17h13

GNR já tem 12 Postos Territoriais com Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001/2015

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na atribuição da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ao Posto Territorial de Vendas Novas, Vendas Novas, 12 novembro 2020
Dez Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana (GNR) receberam esta quinta-feira a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com os princípios da norma internacional ISO 9001/2015.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assinalou o momento com a presença na cerimónia de atribuição da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade a um destes Postos – o Posto Territorial de Vendas Novas -  onde esteve também a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca.

Para além do Posto Territorial de Vendas Novas, a certificação de qualidade foi atribuída aos Postos Territoriais de Barcelos, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Elvas, Macedo de Cavaleiros, Maia, Oliveira de Azeméis e Santo André.

Recorde-se que, numa primeira fase, no final de 2019, já os Postos Territoriais de Fátima e Azambuja tinham obtido esta certificação, elevando agora para 12 o número de Postos com a certificação ISO 9001/2015 – que, no seu conjunto, contam com um efetivo de 364 militares.

A GNR definiu como âmbito do seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) a melhoria contínua dos seus processos no serviço prestado à população, cuja avaliação é feita a três níveis: a qualidade no atendimento ao público; a qualidade no patrulhamento; e a qualidade na fiscalização.

No futuro, numa terceira fase, a certificação de qualidade será atribuída a Destacamentos Territoriais (DT), ou seja, a um nível superior na estrutura da GNR. Os Destacamentos Territoriais de Tomar e Alenquer serão os primeiros a obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, o que implicará também a replicação da certificação a todos os Postos Territoriais que integram estes dois Destacamentos.
 
Beneficiando do sistema de apoio à transformação digital da Administração Pública (SAMA2020), a GNR continuará este ciclo com um total de certificações de dois Destacamentos Territoriais (a que se juntam os seus nove Postos Territoriais) e outros 30 Postos Territoriais de 30 Destacamentos Territoriais localizados um pouco por todo o País.
 
Este processo representará a formação e sensibilização de cerca de 1.300 dos 9.375 colaboradores da GNR nos diferentes Postos Territoriais e Destacamentos Territoriais (13,88% deste universo), abrangendo 815 mil cidadãos (14,60% da população residente na área de jurisdição da GNR) e uma área total de quase 10 mil quilómetros quadrados (mais de 11% da área de jurisdição da GNR).