O Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, afirmou que a Administração Pública de proximidade «começa muitas vezes nas freguesias», sublinhando que as freguesias «já estão proactivamente a fazer a sua parte».
Das 2882 freguesias do Continente, 1053 aceitaram exercer as duas competências que estão a ser transferidas para elas: as estruturas de atendimento ao cidadão e as que passam dos municípios para as freguesias. Outras 902 freguesias já aceitaram uma destas competências.
O Secretário de Estado afirmou ainda que, trabalhando em conjunto com os autarcas «de forma construtiva e pragmática», é possível «chegar a soluções e ultrapassar as dificuldades que um trabalho desta dimensão e complexidade naturalmente tem».
Jorge Botelho referiu ainda que, em articulação com a Anafre e com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), «serão aprovados os critérios de criação e agregação de freguesias para corrigir eventuais erros da reforma territorial de 2013».