Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-19 às 15h36

Estratégias locais de habitação abrangem 16 mil famílias

Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, durante uma audição da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, Lisboa, 19 fevereiro 2020 (Foto: Miguel A. Lopes/Lusa)
A Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, afirmou que existem já 154 estratégias locais de habitação entregues ou em curso, no âmbito do programa 1º Direito. As 21 já entregues abrangem 16 mil agregados familiares.

Na Assembleia da República, durante uma audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, a Secretária de Estado acrescentou que já há cerca de 5500 famílias abrangidas contabilizando apenas os «acordos de financiamento já assinados».

O programa 1.º Direito visa promover soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, contando para isso com um investimento previsto de 700 milhões de euros até 2024.

O valor é uma previsão, uma vez que «o compromisso do Governo é com as famílias e não com a estimativa» que se alcançou com a realização de um levantamento das carências habitacionais em 2018.

Ana Pinho sublinhou também que o Governo vai garantir uma reabilitação profunda em 15 bairros do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, num investimento de 5,4 milhões de euros.

Em relação ao Programa de Arrendamento Acessível, a Secretária de Estado disse que há 476 alojamentos inscritos, havendo um ritmo de «quatro alojamentos e 1,3 contratos submetidos a cada dois dias».