Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-12 às 17h43

«Cultura pede o compromisso do setor privado» para crescer ainda mais

Painéis de São Vicente no Museu Nacional de Arte Antiga (Foto: André Kosters/Lusa)
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que «para crescer ainda mais a cultura pede o compromisso do setor privado».

Na cerimónia de assinatura do protocolo entre o Museu Nacional de Arte Antiga e o Millenium BCP, a Ministra realçou que «o setor privado comprometido com o investimento cultural será sempre um forte alicerce de um país com futuro, que fomenta o desenvolvimento territorial equitativo, mas que fomenta também a economia e a prosperidade com uma oferta cultural ampla e participada».

Graça Fonseca referiu ainda que na cultura «as parcerias entre o setor público e o privado funcionam quando as partes se comprometem com este objetivo partilhado: o de afirmar o património cultural como um bem comum».

A parceria entre o Museu Nacional de Arte Antiga e o Millenium BCP vai tornar possível «um projeto estruturado de restauro e estudo» dos Painéis de São Vicente e também «de restauro de um outro conjunto de obras tão relevantes do acervo patrimonial».

A Ministra reiterou que «o investimento na Cultura é fundamental, seja pelo imperativo de preservar e divulgar a memória coletiva, seja pelo papel que o património cultural e as artes têm na formação de cada cidadão».

Graça Fonseca salientou a importância de haver investimento, seja através do Governo ou das autarquias ou do setor empresarial, e afirmou que «há um trabalho grande a fazer para que as empresas e a cultura não sejam universos vistos em separado».
Tags: cultura
Áreas:
Cultura