Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-12 às 12h24

Intervenção da Ministra da Cultura na assinatura do protocolo entre o Museu Nacional de Arte Antiga e o Millenium BCP

É com enorme felicidade que formalizamos hoje, através deste protocolo, uma parceria da maior importância para o património cultural português, tanto de um ponto de vista histórico, como estratégico.

Os Painéis de São Vicente são uma obra maior da pintura portuguesa, de enorme importância histórica e simbólica na nossa cultura. O seu valor, tanto para a história deste museu, como para a compreensão da identidade nacional e cultural portuguesa, é incalculável. Conhecer esta obra é conhecer Portugal, a nossa memória, feita tanto de evidências como de mistérios, tanto de afirmações como de sugestões.

Esta obra é, também, emblema desta instituição centenária que é o Museu Nacional de Arte Antiga, indissociável da sua história, desde o seu primeiro diretor, José de Figueiredo, até à atualidade.

A parceria entre este Museu e a Fundação Millenium BCP, a que hoje damos continuidade, tem, assim, um profundo significado histórico, tornando possível um projeto estruturado de restauro e estudo desta obra-prima da pintura portuguesa (...)

Leia a intervenção na íntegra
Tags: pintura, museus