Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-26 às 18h47

Cooperação transfronteiriça em matéria de segurança é prioridade de Portugal e de Espanha

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no 11.º aniversário do Comando Territorial da GNR, no âmbito do Governo Mais Próximo em Bragança, Miranda do Douro, 26 fevereiro 2020
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse que a cooperação transfronteiriça em matéria de segurança será um dos temas a debater na próxima Cimeira Luso-Espanhola, durante a cerimónia do 11.º aniversário do Comando Territorial de Bragança do GNR, na cidade fronteiriça de Miranda do Douro.

O Ministro acrescentou que esta cooperação «é uma prioridade do Governo, valorizando as zonas mais próximas daquilo que é o grande espaço ibérico, o mais próximo daquilo que é a Europa, onde nos integrámos. O tema será debatido na próxima Cimeira» Luso-Espanhola, para além das «reuniões regulares com Espanha em matéria de segurança».

Na cerimónia, que teve a presença do Ministro no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Bragança, Eduardo Cabrita referiu que Portugal e Espanha fecharam «na área marítima, a ligação com um controlo conjunto de zonas de fronteira, quer a sul, quer a norte, e temos mesmo uma experiência muito positiva de patrulhamento conjunto nas zonas maior afluência turística, com elementos da GNR e da Guardia Civil» de Espanha.

No que respeita aos fluxos migratórios «há uma boa gestão de informação» entre as forças policiais portuguesas e espanholas, com muita proximidade: «Sempre que necessário, partilhamos atividades operacionais, quer de investigação criminal, quer de repressão de fenómenos criminais que ocorram dum lado ou de outro da fronteira».