Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-08-04 às 17h02

Cimeira luso-espanhola a 28 de outubro em Trujillo

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação de Espanha, José Manuel Albares, na conferência de imprensa, Lisboa, 4 agosto 2021 (foto: João Bica)
Portugal e Espanha vão realizar a 32.ª cimeira em 28 de outubro, em Trujillo, na comunidade autónoma espanhola da Extremadura, anunciaram os Ministros responsáveis pelos Negócios Estrangeiros de Portugal e de Espanha, Augusto Santos Silva e José Manuel Albares, em Lisboa.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação de Espanha, que se deslocou a Lisboa para uma reunião de trabalho com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português disse que os dois Governos querem que a cimeira de Trujillo contribua para uma «relação renovada entre os dois países». A anterior cimeira luso-espanhola realizou-se em 10 de outubro de 2020, na Guarda.

Na conferência de imprensa conjunta, os dois Ministros salientaram que Portugal foi o primeiro país da União Europeia a receber a visita do novo chefe da diplomacia espanhola, que tomou entrou para o Governo a 12 de julho, afirmando que este é um sinal das boas relações bilaterais.

A agenda da cimeira de Trujillo inclui um ponto de situação sobre os projetos da ferrovia luso-espanhola, disse Augusto Santos Silva, salientando os projetos de modernização das linhas de ligação a Espanha a partir do Alentejo ou do Porto.

«A ferrovia é mesmo o futuro das ligações, designadamente das ligações de curta e média duração», sublinhou.

José Manuel Albares acrescentou que os planos de modernização e desenvolvimento das ligações ferroviárias luso-espanholas são também importantes para a União Europeia, pois «as ligações ferroviárias não estarão completas para Portugal e Espanha se não fizerem parte de um plano muito mais ambicioso que inclua França e outros países da União Europeia».

Os dois Ministros discutiram ainda a coordenação em matéria de Covid-19 e a recuperação económica europeia e a situação na Venezuela, em Moçambique e no Sahel.