Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-04-08 às 15h29

Apoios de 55 milhões de euros para reconversão de empresas no combate à pandemia

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, durante a visita ao Instituto Superior Politécnico de Bragança, 8 abril 2020
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que o Governo terá disponível duas linhas de apoio, no valor total de 55 milhões de euros, destinados às empresas que queiram reconverter a produção para material necessário ao combate à pandemia de Covid-19, ou àquelas que já o estão a fazer.

Em Bragança, durante uma visita ao Instituto Superior Politécnico, a Ministra referiu que os apoios se dividem em duas linhas: uma de 20 milhões de euros destinada a instituições científicas para o desenvolvimento de tratamentos, vacinas ou tecnologia; outra de 35 milhões de euros para as empresas reconverterem a produção.

«Vai ser importante para estas empresas, porque, de facto, diversificam a atividade económica. Em vez de estarem totalmente fechadas, podem reabrir parcialmente e estes apoios, no valor de cerca de 50 milhões de euros, são a fundo perdido», disse.

Ana Abrunhosa reiterou que Portugal necessita de empresas que «façam máscaras, zaragatoas, batas, e equipamento de proteção individual, que estão a ser fundamentais para os profissionais de saúde e para todos os profissionais que têm contactos de maior risco».

«Quer o conhecimento que se vai gerar, quer este redirecionamento das empresas para outras atividades, vai perdurar no tempo, porque as empresas vão ficar mais resilientes, até no período da retoma», acrescentou.

Estas medidas são articuladas com outros áreas de governo, nomeadamente a da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que está a mobilizar universidades e politécnicos no apoio à realização de testes e produção de equipamento.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, também estiveram presentes na visita.