Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-22 às 19h27

Xadrez é uma modalidade importante para o sucesso escolar

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na inauguração da nova sede da Federação Portuguesa de Xadrez, Lisboa, 22 janeiro 2019
Na inauguração da nova sede da Federação Portuguesa de Xadrez, o Ministro da Educação, Tiago Brandão, destacou a importância da modalidade como ferramenta para o sucesso escolar. O evento, que contou também com a presença Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, marcou os 92 anos daquela federação desportiva.

O xadrez, uma das 36 modalidades do programa de Desporto Escolar, tem como valores a concentração, a reflexão e a planificação, entre outros, fundamentais também para o sucesso escolar. 

«O xadrez é uma modalidade importante para a socialização dos mais novos. Temos de trazer para o cerne da escola atividades como esta. Muitas das escolas já o fazem. Fica aqui o desafio. A escola está cada vez mais aberta a esta flexibilidade» afirmou Tiago Brandão Rodrigues, acrescentando que «o xadrez nunca passará de moda» e que é «muito mais do que um jogo de tabuleiro ou de fim de semana. É um desporto de alta competição, mas também poderá ser um suplemento positivo para que muitos dos nossos jovens alcancem o tão esperado sucesso escolar». 

O Ministro elogiou ainda o facto de as entidades ligadas ao desporto escolar estarem a «criar mais e melhores pensadores e decisores para o futuro».

O presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Cross, não escondeu o orgulho por ver o crescimento da modalidade no país e salientou as vantagens para quem a pratica: «é uma ferramenta importante na evolução da capacidade crítica e de tomada de decisões das pessoas. Temos visto, em vários países, que o xadrez é uma ferramenta pedagógica. Não é apenas uma modalidade desportiva e isso também nos orgulha».
Tags: escolas
Áreas:
Educação