Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-30 às 16h41

Vítimas de violência sexual têm uma nova resposta especializada

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, na assinatura do protocolo, Lisboa, 30 setembro 2019
A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, assinaram, em Lisboa, o protocolo que regulariza o apoio à Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) e à Quebrar o Silêncio Associação, para a implementação de uma resposta especializada que dará apoio a vítimas de violência sexual, independentemente do sexo. O protocolo insere-se na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.
 
Com mais de 25 anos de experiência, nomeadamente na área do combate à violência contra as mulheres, jovens e crianças, a AMCV dispõe de casas de abrigo e centro de atendimento, desde 2001. Em 2017, com apoio do Estado, foi criado um centro de crise para vítimas de violência sexual, no qual é feito o atendimento e acompanhamento individual. Durante este acompanhamento - que pode ser telefónico ou presencial - é disponibilizado apoio psicológico e intervenção em trauma, bem como informação jurídica. O centro de crise conta ainda com grupos de ajuda mútua.
 
A Quebrar o Silêncio Associação é uma organização não-governamental que iniciou em 2017 a sua atividade de apoio especializado a homens vítimas e sobreviventes de violência e abuso sexual, disponibilizando acompanhamento psicológico, pessoal, telefónico e por correio eletrónico, organizando e acompanhando grupos de ajuda mútua e apoio entre pares.
 
Esta nova resposta permite o alargamento e o melhoramento do sistema de proteção às vítimas de crimes de violência sexual e de género, articulando recursos para uma resposta abrangente, integrada e eficaz.