Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-16 às 20h30

Projeto Residências Artísticas 2018 apresentado em Lisboa

O Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e o Secretário de Estado da Educação, João Costa, vão apresentar o projeto Residências Artísticas 2018 – São Carlos nas Escolas, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, às 12h00 de 17 de novembro.

A cerimónia inclui ainda a assinatura do protocolo, entre o Organismo de Produção Artística e a Direção-Geral de Educação, que estabelece o compromisso de desenvolver um programa continuado de residências artísticas em contexto escolar por todo o País.

Este projeto é uma iniciativa interministerial, entre as áreas da Cultura e da Educação, no sentido de desenvolver um plano de intervenção em diversas formas de arte em contexto escolar.

A primeira iniciativa, o programa Residências Artísticas 2018 - São Carlos nas Escolas, levará a música erudita e o canto a cinco regiões do país - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - entre janeiro e junho de 2018.

O programa Residências Artísticas 2018 - São Carlos nas Escolas destina-se a crianças do primeiro ciclo do ensino básico e tem por objetivo integrar as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos.

Músicos em contacto com alunos

Durante uma semana, músicos profissionais do Teatro Nacional de São Carlos vão realizar um trabalho sistemático com os alunos e os professores de uma escola, nas áreas de Percussão, Sopros, Cordas e Voz, no sentido de desenvolver o conhecimento musical, bem como promover a aprendizagem e experimentação do processo de criação artística. O culminar da residência é a apresentação de um espetáculo à comunidade educativa local.

Este ano, as residências artísticas a concretizar são nos domínios instrumental e coral, no entanto, outras experiências serão desenvolvidas, em anos letivos futuros, nomeadamente nas áreas da dança, teatro e artes visuais.

Está ainda previsto, no âmbito do protocolo, que os alunos e os professores assistam a um espetáculo ou uma iniciativa no espaço da entidade organizadora das residências, estimulando a aproximação entre a população escolar e os espaços de cultura.

Este projeto, integrado no Plano Nacional das Artes do Ministério da Cultura e no Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação, visa a promoção de dinâmicas de trabalho sistemático entre as instituições culturais e escolares e pretende desenvolver um conjunto de estratégias destinadas a aprofundar o conhecimento no domínio das diferentes formas de arte, bem como o conhecimento das instituições culturais, proporcionando o alargamento dos hábitos de Cultura entre a população escolar.