Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-12-12 às 12h09

Programa de Desenvolvimento Rural atinge os 50% de execução

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou que o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) atingiu os 50% de execução, numa audição na Assembleia da República.

A execução do PDR 2020 «apresenta cerca de 8 meses de avanço sobre o programa anterior», o Proder, afirmou o Ministro na audição na Comissão de Agricultura e Mar.

Capoulas Santos acrescentou que «Portugal, com 50% de execução do PDR 2020, está muito acima da média de execução dos outros Estados-Membros da União Europeia, que se situa nos 36,8%». 

29 mil projetos de investimento em curso

Nas medidas de investimento, programa já contratou mais de 29 mil projetos, a que corresponde um apoio público de 2,1 milhões de euros, já em execução, e mais de 2,9 milhões de euros de investimento total.

Até ao momento, o PDR 2020 acolheu já um total de 258 205 candidaturas, a que acrescem 9 062 candidaturas transitadas do programa anterior. Das 258 205 candidaturas, 62 470 correspondem a projetos de investimento nas explorações agrícolas, na agroindústria, em infraestruturas e nas florestas.

Trata-se de um volume de projetos que ultrapassa largamente o número apresentado ao longo do anterior quadro de apoio e que é tanto mais significativo se tomarmos em linha de conta que só agora entrámos na segunda metade do período de vigência do quadro. 

«Esta procura de apoio público corresponde a uma dinâmica de crescimento muito positiva, traduzida numa disponibilidade de investimento que está a ser direcionada para este setor», sublinhou o Ministro.