Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-06 às 19h29

Portugal recebe prémio de energias renováveis

Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, recebe o Troféu das Energias Renováveis, Paris, 6 fevereiro 2019
O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, recebeu o 16.º Troféu das Energias Renováveis atribuído, que foi atribuído a Portugal, numa cerimónia que decorreu na sede da Unesco, em Paris.

O troféu foi atribuído pelo Sindicato das Energias Renováveis, uma organização francesa que reúne associações e empresas de todo o mundo.

O Ministro destacou que, desde 2005, Portugal reduziu em 22% a emissão de gases com efeito de estufa, e que em 2017 54% da eletricidade que produziu foi-o através de fontes renováveis.

Portugal conta com um ambicioso plano de Transição Energética, com vista à redução das emissões de carbono, sendo o primeiro país europeu que se comprometeu a atingir a neutralidade carbónica até 2050, referiu Matos Fernandes. 

Os compromissos decorrentes do Acordo de Paris estão fixados no Roteiro português para a Neutralidade Carbónica e no Plano para a Energia e Clima, com metas concretas que passam por:

- Atingir a neutralidade carbónica em 2050.

- Atingir 80% de fontes renováveis na produção de eletricidade em 2030.

- Atingir até 2030, 35 % de eficiência energética no consumo de energia.