Saltar para conteúdo

Notícias

2019-03-27 às 15h05

Portugal recebe doação de três pinturas do século XVII

O Imamat Ismaili, entidade liderada pelo Príncipe Aga Khan, vai fazer a doação de três pinturas portugueses do século XVII ao Estado Português, durante uma cerimónia no Museu Nacional de Arte Antiga a 29 de março.

As três doações contribuem para o enriquecimento das coleções expostas nos museus nacionais e reforçam uma política nacional que se afirma diversa para as coleções artísticas e patrimoniais, públicas e/ou privadas.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai representar o Governo português numa cerimónia que contará também com a presença da Sua Alteza o Aga Khan, 49.º Íman hereditário e líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaelitas, do seu irmão, o Príncipe Amyn Aga Khan, e o Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga.

Duas das obras doadas, da autoria do pintor Bento Coelho da Silveira (1617-1708), pintor régio de D. Pedro II, destinam-se ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e a outra ao Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. 

Ao Museu Nacional de Arte Antiga serão agora entregues Repouso no regresso do Egipto e Virgem com o menino e a visão da Cruz e no Museu Nacional Soares dos Reis ficará, posteriormente, a Apresentação da Virgem no Templo.

Repouso no Regresso do Egipto, óleo sobre tela (219x216cm), de 1695, é uma obra admirável de Bento Coelho, pela sua dinâmica e encenação assumidamente barrocas.
Virgem com o Menino e a visão da Cruz, óleo sobre tela (221x227cm), também de 1695, segue de perto a obra do pintor maneirista Maarten de Vos (1532-1603), conhecida através de uma gravura de 1614 de Raphael Sadeler.

O Imamat Ismaili e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, em virtude do acordo estabelecido com o Estado Português para instalação da sua sede mundial em Lisboa, afirmam-se comprometidos com uma colaboração contínua com as instituições culturais do País.
Áreas:
Cultura