Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-10 às 19h52

Portugal pioneiro ao vencer prémio «Destino Turístico Acessível»

Ana Mendes Godinho
«Portugal é o único país a receber esta distinção, que é atribuída pela primeira vez este ano pela Organização Mundial de Turismo (OMT), que reconhece o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no Turismo», refere a área governamental do Ministro Adjunto e da Economia, em comunicado.

Só na Europa, existem 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade, «pelo que esta distinção é muito importante para posicionar Portugal como líder na acessibilidade», acrescenta o mesmo documento.

«Este prémio constitui um grande impulso para que Portugal se torne o destino mais inclusivo do mundo», sublinha a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
A distinção foi entregue no dia 10 de setembro, durante a 23.ª assembleia-geral da OMT, em São Petersburgo, na Rússia.

Transformar o País num verdadeiro país inclusivo

A  Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, lembra este é o reconhecimento de um trabalho sólido e estruturado que Portugal tem realizado em matéria de acessibilidades.

Ainda nesta área, Ana Sofia Antunes destaca o programa Mais Acesso, que irá apoiar projetos de promoção de acessibilidades em cerca de 50 municípios, num valor global de 15 milhões de euros, para além da realização de levantamentos globais das condições de acessibilidade do edificado público.

«O Governo tem dado passos seguros, no sentido de transformar Portugal num verdadeiro país inclusivo. É um caminho sem retorno, pois a isso nos obrigam todos aqueles para quem trabalhamos», disse a Secretária de Estado.

Outras iniciativas inclusivas

Em 2016 foi lançado o programa All for All (tudo para todos), com o objetivo de capacitar a oferta turística portuguesa e de criar roteiros acessíveis em todo o País.

Segundo os dados oficiais, até hoje foram apoiados 116 projetos, que representam um investimento de 20 milhões de euros. São exemplos: a criação de acessibilidades no Castelo de São Jorge, em Lisboa, no Convento de Cristo, em Tomar, e nas Caves Calém, em Vila Nova de Gaia.

Foi também apresentado o portal Tur4All (turismo para todos), que permite conhecer a oferta hoteleira, de restauração e de cultura para pessoas com necessidades específicas de mobilidade em Portugal e Espanha.

Nas escolas de Turismo, passou a ser incluído um módulo dedicado ao turismo acessível e, além do programa Praia Acessível, foi apresentado em 2019 o Festivais + Acessíveis, que visa distinguir eventos que apresentem condições de acessibilidade para pessoas com necessidades específicas.