Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-18 às 9h11

Portugal e Índia reforçam cooperação ao nível da Defesa

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, com Ministra da Defesa da Índia, Nirmala Sitharaman, Nova Deli, Índia, 17 abril 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, encontrou-se com a sua homóloga da Índia, Nirmala Sitharaman, para reforçar a cooperação no domínio da defesa entre os dois países.

Na reunião, que decorreu em Nova Deli, na Índia, foram assinaladas várias possibilidades de cooperação para as indústrias de defesa nas áreas do têxtil e do fardamento, na construção e na manutenção de meios navais e na reparação de aeronaves.

A formação e a troca de conhecimentos, entre as Forças Armadas portuguesas e indianas, e o apoio da Marinha no desenvolvimento de um museu em Lothal, dedicado ao património marítimo indiano, foram outros dos assuntos abordados.

No final do encontro, o Ministro da Defesa português referiu que «tanto do ponto de vista militar como civil, há aqui um mercado em enorme expansão, em rápida expansão».

João Gomes Cravinho disse também que a empresa OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A «tem competências que interessam muito aos indianos». 

Houve também uma manifestação de interesse, por parte da Índia, nos Navios Patrulha Oceânicos, produzidos em Viana do Castelo, e nas lanchas rápidas, desenvolvidas nos estaleiros de Peniche. 

Em 2017, os dois países assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação, que enunciava a intenção de realização de reuniões de alto nível e de exercícios navais de oportunidade. 

O mesmo documento prevê também o estabelecimento de intercâmbios de formação e investigação e a realização de conversações sobre matérias de interesse comum no âmbito da segurança internacional e das Indústrias de Defesa.