Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-09 às 19h03

Portugal e Espanha vão gerir áreas transfronteiriças em conjunto

O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, afirmou que a gestão das áreas classificadas transfronteiriças vai ser feita entre Portugal e Espanha no âmbito da estratégia de desenvolvimento transfronteiriço.

«Na área da gestão das áreas classificadas transfronteiriças, esta vai ser conjunta no Tejo Internacional, no Gerês e no Douro. A gestão será partilhada nos parques internacionais. Estas são algumas medidas que tinham sido já acordadas», disse João Catarino antes da reunião de Secretários de Estado, que se realizou na Secretaria de Estado da Valorização do Interior, em Castelo Branco.

O processo da estratégia de desenvolvimento transfronteiriço que vai definir as políticas comuns para a próxima década está praticamente terminado, havendo já «três ou quatro linhas estratégicas» definidas com o Governo espanhol. «Foram acordadas já um conjunto de acessibilidades rodoviárias e ferroviárias entre os dois países, onde se inclui o IC 31 que integra esse conjunto», acrescentou.

O Secretário de Estado disse ainda que vai também ser criado um simplex ibérico transfronteiriço entre Portugal e Espanha, com o objetivo de reduzir e eliminar custos de contexto dos dois lados da fronteira.

Com o novo quadro comunitário de apoio, o objetivo passará a ser também «intensificar as discriminações positivas destes territórios transfronteiriços».