Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-24 às 19h53

Portugal deve ser «um País com capacidade para atrair mão-de-obra qualificada»

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, na audição na Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da Estratégia Portugal 2030, Lisboa, 24 abril 2018 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, afirmou que Portugal deve ser «um País com capacidade para atrair mão-de-obra qualificada».
 
Na Assembleia da República, durante uma audição na Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da Estratégia Portugal 2030, o Ministro referiu que o regresso dos trabalhadores qualificados a Portugal deve ser um objetivo a inserir no novo programa comunitário plurianual pós-2020.
 
«O regresso dos nossos quadros deve ser um objetivo a inserir neste quadro. O quadro global tem de ser favorável ao regresso e à permanência. As políticas públicas têm também a obrigação de favorecer este regresso», referiu Vieira da Silva, acrescentando que Portugal já foi um País de destino da imigração qualificada e não há razão «para que isso não possa voltar a acontecer».
 
O Ministro destacou que Portugal tem capacidade para atrair mão-de-obra qualificada e realçou que é frequente «encontrar empresas plurinacionais do ponto de vista dos recursos humanos».
 
Vieira da Silva disse ainda que Portugal tem capacidade para contribuir para uma Europa mais segura, destacando as boas experiências criadas no âmbito das tecnologias de informação para promover o bem comum.