Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-22 às 11h58

Portos portugueses contribuem para o aumento da economia nacional

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino
A Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária para 2018 inclui o lançamento do concurso para as dragagens dos fundos adjacentes à frente marítima da zona de atividades logísticas e industriais do Porto de Aveiro, a reconversão do terminal de contentores sul do Porto de Leixões e o lançamento do concurso para o novo terminal de contentores Vasco da Gama, no Porto de Sines.

Estes investimentos aumentarão a competitividade dos portos portugueses, que podem, atualmente, competir com o melhor da Europa e o melhor do mundo, afirmou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino em entrevista à Antena 1.

Os portos portugueses são portas de entrada e saída, de topo, preparadas para competir com os melhores do mundo, como Roterdão, Antuérpia ou Algeciras, disse a Ministra.

Os portos portugueses contribuem já decisivamente para a economia nacional, tendo crescido em 2017, atingindo o valor recorde de 2,9 milhões de TEU, a unidade de medida dos contentores.

Ana Paula Vitorino sublinhou sobretudo o desempenho do atual Terminal XXI de Sines e o que virá a ter o futuro Terminal Vasco da Gama, cuja obra deverá ficar concluída em 2021.

Áreas:
Mar