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2018-09-28 às 13h26

Pedro Marques visitou obras de renovação da Linha de Cintura de Lisboa

Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, visitando as obras de renovação da Linha de Cintura de Lisboa, Lisboa, 28 setembro 2018
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, acompanharam, na noite de quinta para sexta-feira, as obras de renovação integral de via, em curso na Linha de Cintura, em Lisboa.

Trata-se de uma empreitada consignada em maio e com um prazo de execução de 270 dias, cuja conclusão, face à otimização dos trabalhos e à evolução dos mesmos, poderá vir a ser antecipada em cerca de um mês.
A obra tem um investimento global associado de 3,9 milhões de euros (2,8 M€ empreitada + 1 M€ de materiais fornecidos pela IP).

A Linha de Cintura constitui uma das principais vias ferroviárias da área suburbana de Lisboa, na qual circulam em média cerca de 300 comboios por dia, assegurando a interligação com todas as linhas radiais da capital, designadamente, as linhas do Norte, Sintra, Oeste, Cascais e Sul.
 
Impacto na segurança e no conforto

Esta interligação, potenciada pela sua implantação no tecido urbano da cidade e pelo seu traçado semicircular, confere à Linha de Cintura e, em particular ao troço em referência, uma importância estratégica no contexto da rede ferroviária nacional, garantindo as ligações dos comboios de passageiros de longo curso, através da Ponte 25 de Abril, bem como dos comboios de mercadorias ao Porto de Lisboa.

Face ao número de circulações no troço e à degradação generalizada dos elementos constituintes da superstrutura de via - situação que há muito vinha comprometendo os níveis de serviço – a intervenção em curso «assume especial relevância e trará impactos diretos ao nível da segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura, redução dos custos de manutenção, melhoria dos níveis de conforto e comodidade para o passageiro e redução dos níveis de emissão de ruído», afirmou o Ministro Pedro Marques.

A intervenção contempla, entre outros, os seguintes trabalhos: substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão; substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada; beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço; desguarnecimento mecânico com depuração de balastro, rebalastragem e ataque mecânico pesado; retificação de traçado de via, incluindo na inserção da Concordância de Xabregas; beneficiação dos atravessamentos de nível no Apeadeiro de Marvila e Estação de Chelas.

A intervenção tem sido realizada em período noturno, de forma a não introduzir alterações à regular circulação de comboios.
 
Intervenções em toda a rede
 
A presente intervenção integra-se na estratégia de gestão da rede ferroviária, a qual tem por base dois instrumentos distintos (investimentos de manutenção e investimentos de renovação/reabilitação) que, agregados, representam um valor estimado da ordem dos 100 milhões euros, em 2018.

Na componente de investimentos de renovação, cujo orçamento de 2018 ronda os 35 milhões de euros, destacam-se intervenções recentes similares nas linhas de Cascais, Norte, Beira Baixa e Beira Alta.
Em 2019 serão desenvolvidas outras intervenções nas linhas do Douro, Vouga, Beira Baixa e Ramal de Tomar, as quais, em conjunto, representam um investimento de 17,1 milhões de euros.