Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-29 às 15h22

Organização no setor do vinho potenciou exportações

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, afirmou que a organização do setor do vinho ajudou a criar uma trajetória de crescimento das exportações nos últimos anos.
 
Em Coimbra, na abertura do Fórum Anual Vinhos de Portugal, o Secretário de Estado destacou que os enólogos «são os grandes obreiros da grande mudança» e referiu que o setor se comportou-se «de uma forma extremamente profissional».
 
Luís Medeiros Vieira sublinhou o excelente trabalho do movimento associativo como catalisador das exportações e acrescentou que esta tendência de crescimento também é justificada por a vitivinicultura ser atualmente «um setor maduro» da agricultura e da economia nacionais.
 
O Secretário de Estado afirmou que os vinhos portugueses são cada vez mais conhecidos no estrangeiro e frisou a importância de prosseguir o «cainho da qualidade e da certificação» para que o peso na economia e enquanto subsetor da agricultura possa ser ainda maior.
 
Em 2017, Portugal alcançou o nono lugar entre os principais exportadores de vinho do mundo, segundo. Em volume, o País exportou cerca de três milhões de hectolitros no ano passado, o que em valor corresponde a 780 milhões de euros. Os principais destinos do vinho português foram França, Estados Unidos da América e Reino Unido, totalizando 33% das exportações.