Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-20 às 12h24

onevalue.gov.pt informa sobre investimento público em inovação social

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, na apresentação da plataforma One Value, Lisboa, 20 junho 2018
A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, presidiu à apresentação da plataforma onevalue.gov.pt, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

A One Value é uma plataforma online, de acesso livre, que disponibiliza informação sobre o investimento público em respostas sociais consideradas prioritárias em termos de política pública, em áreas como a Proteção Social, Educação, Saúde, Emprego e Justiça. 

A informação qualitativa e quantitativa disponibilizada pela One Value sobre estas temáticas é relevante para a análise de projetos de inovação e empreendedorismo social que tenham como objetivo disponibilizar soluções inovadoras para a resolução ou mitigação de desafios sociais.

Estes estes estão o desemprego, a institucionalização de crianças e jovens em risco, a exclusão social, o abandono escolar ou a reincidência criminal. 

A One Value disponibilizará nomeadamente os valores de investimento público unitário nas áreas mencionadas, bem como uma calculadora de poupanças de investimento público, determinante para avaliar os ganhos de eficiência na implementação dos projetos de inovação social. 

A plataforma foi desenvolvida no âmbito do protocolo de colaboração no domínio da Inovação Social, celebrado em julho de 2016 entre o Estado, representado pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, e a Fundação Calouste Gulbenkian. 

A One Value será atualizada continuamente, estando prevista a disponibilização de informação sobre áreas temáticas adicionais, como por exemplo a Inclusão Digital. 

A Estrutura de Missão Portugal Inovação Social assumirá futuramente a responsabilidade de coordenação desta plataforma em articulação com todos os parceiros: Instituto de Segurança Social, Direção-Geral da Educação, Administração Central do Sistema de Saúde, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

As áreas temáticas da plataforma – proteção social, educação, saúde, emprego e formação profissional e justiça – estão alinhadas com as prioridades de financiamento das políticas públicas.