Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-08-27 às 13h33

«O espírito dos militares portugueses é excelente»

«O espírito dos militares portugueses é excelente», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, em declarações à agência Lusa, referindo-se à força nacional destacada que se encontra em missão na Lituânia.

O Ministro acrescentou: «É uma oportunidade para treinar atividades diferentes, para treinar também a sua interoperabilidade com os miliares lituanos e uma forma de testarem o seu grau de preparação».

«Acho que há uma grande satisfação, passados dois terços da missão, por parte dos oficiais que comandam a nossa força nacional destacada portuguesa, com todos os objetivos a ser atingidos», disse ainda João Gomes Cravinho.

Diversidade de experiências

O Ministro afirmou também ser muito positivo o grau de confiança e de conhecimento mútuo que está a ser estabelecido com as forças armadas lituanas, que apenas se constituíram a partir de 1992.

«Estão numa fase de consolidação, para eles este tipo de interação é precioso», sublinhou João Gomes Cravinho, que foi acompanhado nesta deslocação à Lituânia pelo Chefe do Estado Maior da Armada, almirante Mendes Calado.

Os militares portugueses têm efetuado exercícios de patrulhamento ribeirinho, assalto anfíbio, treino de tiro e de armas pesadas e recentemente participaram na desativação de uma mina a apenas três quilómetros do porto de Klaipeda, onde se situa a base Grand Duke Butigeidis Dragoon Battalion.

«Tiveram uma operação recente que envolveu a desativação de uma mina real da II Guerra Mundial a 25 metros de profundidade. Foi muito interessante essa experiência ainda com carga e fazê-la explodir», concluiu.

Nesta missão, com início a 1 de julho e termo a 30 de setembro, participam 146 militares portugueses (dos quais 140 fuzileiros e seis mergulhadores) chefiados pelo comandante Pereira da Silva.

Programa oficial da visita

O Ministro jantou com os militares portugueses na base e está na capital lituana, Vílnius, onde tem reuniões formais com o seu homólogo e com o Presidente da República do país, Gitanas Nauseda.

O programa oficial da visita de João Gomes Cravinho à Lituânia inclui ainda a visita a duas representações da NATO: a Force Integration Unit e o Centro de Excelência para a Segurança Energética.