Os Cartões de Cidadão emitidos desde 16 de abril têm uma nova funcionalidade que permite a recuperação do código pessoal de desbloqueio do PIN, evitando que, no caso de perda dos códigos pessoais, seja necessário pedir e pagar por um novo documento.
O acesso é feito mediante a utilização da funcionalidade de validação da impressão digital, efetuada presencialmente, e passa a estar disponível para todos os novos Cartões de Cidadão emitidos. O pedido de recuperação do PUK para a fixação de novos PIN tem o custo de 5 euros.
Esta inovação surge na sequência de novas funcionalidades já implementadas no Cartão do Cidadão para oferecer mais serviços, funcionalidades e segurança a este documento, que completou 10 anos em 2017.
Destaca-se, entre as principais novidades, a possibilidade de assinatura eletrónica com atributos profissionais do cidadão, ou a renovação e cancelamento online no Portal do Cidadão.
As vantagens na utilização dos serviços digitais associados ao Cartão de Cidadão são múltiplas, sobretudo no que diz respeito à assinatura digital e autenticação eletrónica em diferentes serviços digitais, disponibilizados através de autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.