Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-16 às 17h17

Ministro da Defesa Nacional visita o Exército

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visita o Exército no Campo Militar de Santa Margarida, Constança, 16 novembro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou o Exército, deslocando-se ao Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, onde foi recebido pelo Chefe de Estado-Maior, General Nunes da Fonseca, e recebeu honras militares.

Na visita oficial ao Exército, João Gomes Cravinho recebeu ainda os cumprimentos da cadeia de comando do Exército e assistiu a um briefing sobre as suas missão, estrutura, meios e capacidades.

De seguida, o Ministro assistiu a uma demonstração de capacidades e meios, com forças ligeiras da Brigada de Reação Rápida, forças médias da Brigada de Intervenção e forças pesadas da Brigada Mecanizada, incluindo de fogos reais.

«Quero dirigir uma palavra de agradecimento e de reconhecimento», disse João Gomes Cravinho: «Agradecimento por este exercício de demonstração de projeção de força» e reconhecimento por «todo o trabalho que fazem quotidianamente, todo o treino que fazem» e «toda a capacitação que ao longo dos tempos estão envolvidos de forma a honrar o nome de Portugal».

O Ministro acrescentou que «é isso que têm feito nas nossas Forças Nacionais Destacadas, nos vários teatros de operações, em muitos casos preparadas aqui em de Santa Margarida», dirigindo-se às forças em parada.

«No vosso caso, muito provavelmente, irão participar em missões internacionais» e «não duvido que tal como todos aqueles que estão agora na República Centro-Africana, no Afeganistão, no Iraque e em vários outros teatros de operações, também saberão honrar o nome de Portugal», disse ainda.

«Santa Margarida é o mais importante campo militar de Portugal» e «é um prazer redobrado conhecer pessoalmente o Campo Militar, conhecer as capacidades que aqui se desenvolvem, a formação e a preparação que se fazem para a efetividade da projeção de forças», disse o Ministro.

Na sua apresentação sobre a situação do Exército, o Chefe do Estado-Maior, Nunes da Fonseca, sublinhou as oportunidades e os desafios a longo prazo para executar as missões que lhe são confiadas nos domínios da sua capacidade operacional, missões e organização.