Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-18 às 22h12

Ministro da Defesa visita militares portugueses no Iraque

Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, visita os militares portugueses destacados no Iraque, 18 dezembro 2017

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, visitou os 32 militares portugueses destacados no Iraque, tendo afirmado que «estão a fazer um trabalho magnífico».

«Quando, no Iraque, temos 32 militares que estão a participar com brio numa missão e que estão sem poder regressar para junto dos seus, vem o Ministro dar-lhes um abraço e dizer-lhes o quanto os respeita» disse Azeredo Lopes, numa declaração à imprensa, na base militar de Besmayah, a 50 quilómetros de Bagdade.

O atual contingente português, integrado na força internacional que combate o movimento terrorista Daesh, está no Iraque desde 20 de novembro passado, devendo regressar a Portugal em maio do próximo ano.

Portugal tem participado na operação Inherent Resolve que reúne 70 países desde o início em 2014, sendo o atual contingente o sexto presente no Iraque. A maioria dos militares do atual contingente pertence à Brigada Mecanizada do Exército.

Acompanhado pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro, e pelo chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, o Ministro da Defesa assistiu a um desfile das forças em parada e cantou o Hino Nacional com os militares, com quem almoçou em seguida. 

Numa breve intervenção, Azeredo Lopes disse que esta é uma missão «de que não se fala ainda o suficiente», apesar da «sua importância para a construção da paz» no Médio Oriente. 

«Através de vós, se representa em muito todos aqueles que neste Natal não vão poder estar em casa, com as mulheres, com os filhos, com os pais», acrescentou, referindo ainda os militares portugueses na República Centro Africana e nas outras missões no estrangeiro.