Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-14 às 12h04

Ministro da Defesa recebe homólogo do Brasil

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, com o Ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo, Oeiras, 14 setembro 2019

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebeu o seu homólogo do Brasil, Fernando Azevedo. O reforço da cooperação bilateral, as indústrias de Defesa, os assuntos de Defesa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e as participações em missões internacionais foram os temas centrais da agenda.

Este foi a terceira vez que os dois Ministros estiveram reunidos, num período inferior a um ano, e a primeira desde que Portugal assinou os contratos de aquisição de cinco aeronaves de transporte estratégico KC-390. 

João Gomes Cravinho afirmou, numa declaração no final da reunião, que a aquisição desta aeronave «representa também o início de oportunidades estratégicas para Portugal e Brasil trabalharem juntos», para além da sua importância para modernizar os meios da Força Aérea.

O Ministro do Brasil disse que fez questão de vir a Portugal após a aquisição dos KC-390 porque para «além de Portugal ser o nosso berço, nosso parceiro histórico, será também a porta de entrada do KC-390 na OTAN, na Europa, no Oriente Médio».

A possibilidade dos dois países participarem em missões internacionais, foi também discutida na sequência da Ministerial da CPLP. Os Ministros recordaram a experiência profícua que decorre com a integração de militares brasileiros na missão de formação e treino da União Europeia na República Centro Africana.

«Essa primeira experiência dar-nos-á lições interessantes como repetir, desenvolver e alargar para outros planos», disse o Ministro João Gomes Cravinho.

Os dois Ministros afirmaram que este encontro foi uma oportunidade para aprofundamento das relações entre os dois países. 

Este contacto próximo, que tem sido mantido, evidencia «a importância da convivência e a densidade» das relações entre os dois países na área da Defesa, disse o Ministro português.