Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-27 às 19h30

Ministro da Defesa Nacional recebe estudantes sírios

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, no encontro com estudantes sírios no Forte de São Julião da Barra, Oeiras, 27 junho 2018
"É com grande convicção que o Governo Português e a Defesa Nacional em particular se associou, mais uma vez, à Plataforma Global de Apoio Académico aos Estudantes Sírios para mobilizar as capacidades das Forças Armadas a favor dos estudantes sírios. E que extraordinário grupo de 53 jovens vocês são», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes.

No encontro com os estudantes sírios no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, o Ministro disse esperar que os jovens sejam muito felizes em Portugal e se sintam em casa, mas que também anseia «pelo dia em que o povo sírio possa viver em paz e harmonia».
 
«Aguardamos pelo dia em que vocês tenham a liberdade para escolher voltar e ajudar a reconstruir o vosso país alicerçado na solidariedade, no respeito mútuo, como uma sociedade livre e pacífica, na qual as pessoas possam reconhecer o seu potencial e serem disponíveis umas para as outras», referiu.

Para Azeredo Lopes, esta iniciativa reveste-se de uma característica importante: a Plataforma permite que os jovens prossigam os seus estudos superiores. Desta forma, Portugal não se limita a oferecer abrigo e a removê-los de um cenário hostil, mas dá-lhes a possibilidade de continuar o seu projeto de vida.

«Acredito que Portugal, sendo uma sociedade aberta, deve manter esta capacidade de acolher, esta capacidade de receber», afirmou, frisando que o acolhimento destes estudantes «obriga também a olhar para o outro, a compreender o outro e a demonstrar que a tradição portuguesa sempre foi essa: um povo aberto ao mundo, que andou pelo mundo e que continua a andar pelo mundo».

O grupo de estudantes, o quarto a chegar a Portugal no âmbito da ação da organização liderada e fundada em 2013 por Jorge Sampaio, vai ficar instalado na Academia Militar até 30 de junho.

O antigo Presidente da República e fundador da Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios, Jorge Sampaio, destacou o sucesso dos grupos anteriores, informando que «desde os primeiros que vieram, 47 estudantes já fizeram os seus mestrados com excelentes notas».

«É uma experiência que tem resultado e que me tem enchido de felicidade», acrescentou, considerando que Portugal tem «imenso a ganhar com o acolhimento destes jovens», porque precisa não só de «migração qualificada e capacitada, como também de uma mistura de culturas sem perder as características».

«O conhecimento da diversidade é fundamental para as sociedades modernas», referiu.