Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-21 às 18h47

Ministro da Defesa disponível para apurar prioridades do IASFA

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na cerimónia comemorativa do dia do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, Oeiras, 21 junho 2018
O Ministro da Defesa Nacional manifestou-se disponível para apurar as prioridades do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), em termos de recursos, e para dar continuidade «à mais cordial articulação com as chefias militares» para que seja possível «chegar às melhores soluções em prol do reforço social da família militar».

José Azeredo Lopes, no seu discurso na cerimónia comemorativa do dia do IASFA, no Centro de Apoio Social de Oeiras, onde elogiou o trabalho e a «carta de missão exigente» do presidente do Conselho Diretivo, Tenente-General Rui Fernandes Matias, e a dedicação dos colaboradores deste Instituto e que reconhece ser de gestão difícil.

Consciente de que «o IASFA é um dos rostos do reconhecimento da especificidade da condição militar», o Ministro afirmou que esta instituição funciona também como «um prolongamento importantíssimo da família militar».

O presidente do Conselho Diretivo, por sua vez, lembrou as diversas auditorias a que o IASFA tem sido submetido, as quais têm contribuído com o «seu carácter pedagógico» para a identificação dos riscos e da melhoria de processos e procedimentos bem como para o diagnóstico sobre as questões estruturais. 

O Tenente-General Rui Fernandes Matias assegurou que a prioridade do IASFA é focar-se «nos mais carenciados e fragilizados, nos beneficiários residentes em áreas onde não existem respostas às suas necessidades e nos militares e ex-militares incapacitados, de forma permanente».

O IASFA celebrou, no dia 18 de junho, 226 anos de história. A sua origem remonta ao início da construção do Real Asylo dos Inválidos Militares, no final do século XVIII, por iniciativa da princesa D. Maria Francisca Benedita na sua quinta em Runa, concelho de Torres Vedras.