Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-14 às 15h38

Linhas de Torres classificadas como património nacional

O Conselho de Ministros aprovou o Decreto que classifica as Linhas de Torres como monumento nacional. As Linhas de Torres são o complexo de fortes e estradas militares construídos para defender Lisboa das invasões francesas no início do século XIX.

O Decreto classifica como monumento nacional o conjunto das primeiras e segundas Linhas de Defesa construídas a Norte de Lisboa durante a Guerra Peninsular, reforçando «um longo processo de preservação física da memória material e imaterial deste sistema defensivo, reconhecendo, entre outros critérios, o génio do respetivo criador e o interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos».

Foram classificadas 114 estruturas que se encontram ainda preservadas, não tendo sido classificadas as que se encontram muito degradadas ou destruídas, que são cerca de 15.

As Linhas de Torres são um sistema defensivo de dimensão e impacto histórico invulgar, nacional e internacionalmente, que foi construído sob a orientação do general inglês Wellington, comandante das tropas luso-britânicas no período das invasões francesas, para defender Lisboa das forças napoleónicas entre 1807 e 1814, durante a Guerra Peninsular.

As Linhas de Torres recebem por ano cerca de 10 mil visitantes.
Tags: património
Áreas:
Cultura